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Copywriting é, por definição, um processo de escrita persuasiva. Trata-se de um conjunto de técnicas para escrever textos que tem o objetivo de convencer o leitor a fazer algo, na maioria das vezes, adquirir um produto ou serviço.
A esses textos, damos o nome de copy. As copys são usadas, geralmente, em ações de marketing, em forma de carta de vendas, anúncios, emails etc.
O Copywriting é o conjunto de técnicas usadas para criação de textos persuasivos focados em converter, engajar ou aproximar o leitor para que ele tome uma ação. Esse tipo de escrita por ser usada em qualquer texto, mas é bastante conhecida pelos resultados que gera quando agregado às estratégias de marca.
Os textos criados com base em copywriting são chamados de copy e suas principais características costumam ser:
Geralmente, as copys costumam ser focadas em um nicho e a ideia principal é que destaquem os benefícios e diferenciais dos produtos ou serviços oferecidos.
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Há dois tipos comuns de copy: conversão e conteúdo.
A copy de conversão é usada em peças publicitárias. Geralmente encontrada em anúncios, páginas de captura e cartas de venda.
Seu foco principal está em levar a persona a alguma ação. É, portanto, o tipo de copy mais comum nas estratégias de vendas.
A copy de conteúdo é estruturada para informar e educar. É, portanto, mais vista em blogs, artigos e conteúdos ricos, como ebooks.
Quando estamos aprendendo o que é copywriting e somos apresentados para a definição de copy, é comum que surjam algumas dúvidas. Uma das principais é a diferença entre copy e outros conceitos como redação publicitária e marketing de conteúdo.
Conforme já explicamos aqui, a copy é o texto criado com base em técnicas de copywriting. A copy pode se apresentar de diversas formas, não apenas em texto para ser lido, mas como áudio e roteiro, por exemplo.
É a união entre texto + parte visual. Aborda e trabalha com todo o conteúdo do anúncio, companha ou ação. Pode, portanto, agregar a copy em sua construção.
É a estratégia usada para alcançar a persona. Envolve portanto, o processo completo de criação e entrega das ações. Desde a copy, até a redação publicitária e outras técnicas como SEO, por exemplo.
Qualquer pessoa pode trabalhar as técnicas de copywriting para criar um texto persuasivo. Contudo, saiba que existem profissionais especializados nesse tipo de escrita: os copywriters.
Esses profissionais são 100% focados na escrita de textos que vendem. Trabalham com a criação de conteúdos para ações online e offline.
Sua função é muito parecida com as do redator publicitário, mas se diferencia por conta da especialização na escrita de um tipo específico de texto, a copy.
Copywritter é basicamente a junção das palavras copy, que significava escrita autoral, e writer, que se traduz como escritor.
Essa nomenclatura foi criada no século XIX para diferenciar os profissionais que criavam textos para anúncios dos que trabalhavam com o relato de fatos e notícias, os jornalistas.
O primeiro copywriter foi John Emory Powers. Ele foi o primeiro profissional a trabalhar em tempo integral como redator, em 1870, e ficou conhecido como o pai da copy.
Como já te explicamos, o copywriter é o profissional responsável por aplicar as técnicas de copywriting para criar os textos persuasivos que chamamos de copy.
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Agora, vamos entender em que tipos de conteúdos o copywriter pode atuar:
Aqui, consideramos qualquer tipo de comunicação que tenha o objetivo de venda. Não só os clássicos anúncios que passam no intervalo da programação da tv ou são publicados em revistas.
Mas todos, como os promovidos em redes sociais e por meio de banners, além de pop-ups, outdoors e publicações orgânicas.
O copywriter também pode ficar responsável pela elaboração de roteiros para vídeos. É ele que escreve e define o que vai ser falado nos famosos vídeos de venda, por exemplo.
Com um roteiro como esse, usado para apresentar um produto ou promoção, por exemplo, a assertividade é muito maior. Isso pois, quem fala, falará com segurança e propriedade, sem pestanejar ou se enrolar com as palavras.
Já explicamos aqui sobre a copy de conteúdo. Ela está presente em textos para blog, artigos, ebooks, checklists e em qualquer material rico que tenha o objetivo de educar.
Geralmente, são conteúdos de topo de funil, um pouco mais distantes da etapa de conversão, mas ainda assim tem seu papel no processo de convencimento do futuro cliente.
Os emails marketing também são uma atribuição dos copywriters. Principalmente, porque muitas vezes os emails são verdadeiras cartas de venda.
Com isso, é muito importante que eles estejam bem redigidos e tenham sido pensados com todas as técnicas necessárias para melhorar a conversão.
Scripts para vendedores ou para profissionais que trabalhem com o atendimento ao cliente também podem ser escritos pelo especialista em o que é copywriting.
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Ele vai ajudar a definir as melhores respostas para quebrar as objeções do seu público e converter mais vendas durante o atendimento.
Agora, se você quer embarcar nesse tipo de produção, separamos aqui algumas dicas para te ajudar a começar a escrever copys de qualidade.
São ideias simples, mas que quando reunidas podem fazer a diferença nas suas taxas de conversão.
Essa dica já chega a ser até mesmo um clichê para quem trabalha com marketing digital, porém é sempre bom lembrá-la.
Uma boa copy estará sempre direcionada de maneira correta para quebrar as objeções do seu público. Por isso, você precisa conhecer a persona do seu negócio.
É de acordo com os dados sobre ela que você vai estruturar todo o seu texto e, dessa forma, torná-lo personalizado.
Outra dica para quem quer aprender o que é copywriting é sempre explorar exemplos em seus textos. Busque sempre por referências que comprovem a eficácia daquilo que você está vendendo.
Elas vão servir também como prova social de que o seu produto ou serviço realmente pode atender a sua persona.
Uma das primeiras coisas que chamará a atenção do público em sua copy é o título. Portanto, você deve trabalhar bem ele. Se seu título for ruim, dificilmente o leitor irá continuar lendo o seu texto.
Uma dica é usar geradores de headlines. Eles vão te ajudar a encontrar a chamada perfeita para a sua copy.
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Por aqui, damos tanta importância para isso que desenvolvemos nossa própria ferramenta: o Gerador de Ideias.
Com ele, você consegue dezenas de ideias de títulos para seu conteúdo em apenas um clique. Basta inserir a palavra-chave tema do seu conteúdo.
Você também pode usá-lo como fonte de inspiração. Sabe quando faltam ideias de que conteúdo criar pro seu blog ou rede social? Basta dar uma passadinha por lá.
Clique aqui para conhecer o nosso Gerador de Ideias.
Outra dica importante para garantir o sucesso da sua copy é usar gatilhos mentais. Eles vão te auxiliar a fazer com que seu cliente tome decisões mais rapidamente.
Você pode usá-los para:
Aqui no blog, temos um texto completo sobre esse assunto. Confira: 7 Gatilhos mentais para usar em sua estratégia de marketing
Muito se diz que os copywriter são verdadeiros contadores de histórias. Isso porque as copys precisam encantar e envolver o leitor.
Para isso, nada melhor do que estruturá-la com base em técnicas de storytelling. Envolva seu cliente compartilhando medos, receios e desejos por meio de uma boa história.
Essa é uma das dicas mais importantes para quem dessa aprender o que é copywriting e a usar essa técnica.
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Nunca minta para o seu público. Isso não é exagero. Persuadir é diferente de enganar.
Mentir para o seu público apenas fará com que ele perca a confiança em você e te trará problemas futuros. Sempre aposte na verdade. Nunca engane o seu cliente para conseguir mais vendas.
Pincelamos aqui, de forma geral, o que é copywriting e algumas dicas para poder aplicá-lo. Agora, bons copywriter não nascem do dia para noite. É preciso muito estudo e dedicação, além de muita prática.
Portanto, se você deseja ir mais a fundo nessa técnica, separamos aqui alguns copywriting livros que podem te ajudar nessa jornada. Basta clicar sobre o nome do exemplar para acessar a página dele na Amazon.
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Algumas das opções que indicamos estão em inglês, mas recomendamos muito a leitura. Essa também pode ser uma oportunidade para testar seus conhecimentos dessa língua estrangeira.
Agora você já sabe por onde começar. Seja para trabalhar como copywriter ou apenas para usar essa técnica para melhorar os textos que você usa em seu negócio, aqui já te mostramos como você pode percorrer os primeiros passos dessa caminhada.
Lembre-se, depois de aprender o que é copywriting, você pode aplicar essa técnica em qualquer tipo de texto, seja em anúncios ou até mesmo em um copywriting para Instagram.
Então, conta pra gente aqui nos comentário: agora que você já sabe o que é copywriting. você pretende começar a aplicar essa técnica de escrita nos conteúdos da sua empresa?
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